Como comprar apartamento e não se endividar

A compra do imóvel próprio é o sonho e objetivo de uma grande parcela dos brasileiros, porém todos sabem que tal aquisição não é simples de ser feita. Comprar à vista, em muitos casos, requer um orçamento que a maioria das pessoas não possui e, para muitos, a única opção que viabiliza o sonho da casa própria é o financiamento. Quando a compra do apartamento só pode ser concretizada por meio do financiamento, cuidados extras devem ser tomados pelo comprador. Pensando nisso separamos dicas para comprar apartamento e não se endividar:

1 Calcule todos os valores da compra do imóvel

Normalmente a compra de um imóvel não é 100% parcelada, você irá pagar uma entrada e as taxas de financiamento. Sugerimos que você calcule o valor do imóvel por completo, com todas as taxas de financiamento somadas, para ter uma noção de quanto você pagará no total pelo imóvel. Nossa dica é: busque sempre pagar o maior valor de entrada que você puder, isso irá diminuir os custos totais da compra. O financiamento com suas taxas de juros irão aumentar o valor total da compra.

2 Planeje seus gastos antes de efetuar o financiamento

Planeje suas economias alguns meses antes de você efetivar uma compra financiada. Se durante esses meses você conseguir economizar e “viabilizar” os valores que você provavelmente irá gastar com o financiamento isso te dará mais confiança para seguir em frente com a opção de financiamento.

Fique atento pois além dos custos de entrada e financiamento podem existir outros custos envolvidos, tais como os custos da documentação do imóvel, corretagem, reforma do imóvel (caso seja necessário), compra de móveis para decoração do espaço, entre outros que devem ser pensados e calculados afim de se evitar surpresas que podem se tornar grandes problemas financeiros.

Planeje seus gastos antes do financiamento.

Planeje seus gastos antes do financiamento.

3 Pesquise sobre as taxas dos juros disponíveis para financiamento

Recomendamos que você se atente também às taxas cobradas por cada banco e opção de financiamento que você analisa. As taxas cobradas por programa habitacionais como o Minha Casa Minha Vida costumam ter os melhores valores de taxas de juros. Indicamos que você considere a possibilidade de fazer o financiamento por um desses programas, inclusive vários imóveis da Construtora Fórmula são financiáveis pelo programa Minha Casa Minha Vida, confira-os neste link.

4 Tenha uma renda reserva de emergência

Com as taxas de financiamento mensais você terá sua renda comprometida. Por isso, incentivamos a criação de uma reserva de emergência, em que você irá poupar parte da sua renda para imprevistos futuros. Todos nós estamos suscetíveis a imprevistos financeiros, sejam eles relacionados a problemas de saúde, desemprego entre outros fatores externos, a renda de emergência será essencial para não interromper a realização do seu sonho da casa própria

5 Tenha paciência

Por mais que a compra da casa própria seja um grande entusiasmo e um desejo de diversas pessoas, tal compra deve ser realizada com muito cuidado e muita pesquisa. Considere a análise de diversos imóveis, busque os pontos positivos e negativos de cada um, as condições de pagamento, assim como a análise das empresas responsáveis por cada empreendimento. Busque sempre empreendimentos feitos por construtoras de confiança e reconhecidas no mercado de construção civil.

Imóveis novos de construtoras de confiança em boas condições geram menos gastos futuros com a estrutura do imóvel por exemplo, além de serem mais fáceis de serem revendidos futuramente. A Construtora Fórmula trabalha com imóveis de alta qualidade, ótimas localizações e formas de pagamento diferenciadas e facilitadas, sugerimos que você analise algumas das nossas opções de empreendimento neste link.

Entre em contato com a Construtora Fórmula




Converse no WhatsApp